Respostas

Questão 01:

A constipação intestinal é uma queixa bastante comum no consultório e costuma ter natureza multifatorial. A respeito do tema, qual alternativa expressa as causas mais frequentes de constipação em adultos jovens:

A - A perda do reflexo da evacuação

B - Síndrome do intestino irritável.

C - Dieta com baixa ingesta de fibras e água

D - Neoplasia colorretal

 

Alternativa C

Questão 02: 

Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das formas mais comuns de doença hepática e representa hoje uma das principais causas de consulta ao médico. Qual a melhor conduta diante de um caso de DHGNA com transaminases normais

A - Iniciar programas de dieta e atividade física que, em geral, apresentam bons resultados, com excelente adesão por parte dos pacientes.

B - Incluir a recomendação de perda de peso rápida (> 1,6Kg/semana) como forma de reduzir o risco de piora de uma eventual fibrose preexistente.

C - Considerar sempre a associação de medicamentos como glitazonas, biguanidas, antioxidantes (vitamina E) e citoprotetores (silimarina).

D - Perda ponderal de cerca de 10% do peso; tratamento das comorbidades; iniciar vitamina E ou pioglitazona apenas se presença de fibrose e esteatohepatite na biópsia hepática.

Alternativa D

Questão 03:

Paciente de 60 anos de idade, portador de cirrose compensada secundária ao vírus da hepatite C, (genótipo 1a). Tendo como base o mais recente protocolo de tratamento das hepatites virais do Ministério da Saúde, qual a conduta terapêutica recomendada:

A - Sofosbuvir e ribavirina por 24 semanas.

B - Sofosbuvir e Grazoprevir por 12 semanas.

C - Sofosbuvir e simeprevir por 24 semanas.

D - Sofosbuvir e daclatasvir com ribavirina por 12 semanas.

Alternativa D

Questão 04: 

A medida basal do teste respiratório de hidrogênio expirado do aluno foi de 4 ppm.Após a ingestão de 25 gramas de lactose, a medidas em 30, 60,90 e 120 min foram respectivamente 9, 22,32 e 20 ppm. Não houve sintomas durante a avaliação. É correto afirmar:

A - O exame realizado não foi confiável, pois a medida basal deve ser maior ou igual a 10 ppm. Caso a medida basal seja menor que 10 ppm, o exame deve ser remarcado com orientação de dieta adequada na véspera;

B - O resultado do exame foi negativo, pois não houve variação igual ou superior a 20 ppm entre duas medidas realizadas subsequentemente;

C - O aluno apresenta intolerância a lactose;

D - O teste respiratório de hidrogênio expirado baseia-se no fato da lactose não absorvida ser fermentada pela microbiota colônica, produzindo hidrogênio. Este hidrogênio é absorvido pela mucosa intestinal e parcialmente excretado pelo sistema respiratório.

Alternativa D

Questão 05: 

Mulher, 26 anos, refere que, autodiagnosticou-se com doença celíaca e passou a fazer restrição de glúten na dieta há 8 meses, Relata que se sente melhor desde então, com resolução do sintoma de empachamento. A respeito deste caso, é correto afirmar:

A - A melhora clínica é suficiente para o diagnóstico de doença celíaca e deve ser mantida a dieta isenta em glúten;

B - A presença de marcadores sorológicos e biópsia de intestino delgado negativos neste momento excluem o diagnóstico de doença celíaca;

C - A presença de HLA DQ2/DQ8 positivo confirma o diagnóstico de doença celíaca neste momento

D - A pesquisa de HLA DQ2/DQ8 não tem o seu resultado influenciado pelo fato da paciente estar em dieta isenta ao glúten.

Alternativa D 

E-mail

Telefone

(11) 3797-6540

Whatsapp.png

Funcionamento

Seg a sex - 09:00hrs as 18:00hrs

Apoio Institucional

Parceiros

© Copyright por Nagastro. 2020

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco